Foi com os tordos e com as perdizes que me iniciei na caça, tive igualmente bons dias de caça aos coelhos, com os meus cães a darem-se alento para continuar numa modalidade de caça onde não me revejo...
No ano 2015 regressei em força à caça à perdiz, tendo a companhia do meu amigo Daniel e da pointer Preta (nome muito original, tendo em conta a cor).
Para 2016/2017 já tenho um "reforço", cumprindo um desejo que sempre tive, ter um Epanhol Breton, o reforço chama-se LASCAR do Canil Verde Pino (Marinha Grande), deposito nele uma grande esperança.
Eis a figura em primeira mão:
1º dia no Gerês
Hoje 16/04/2016 o LASCAR chegou ao Gerês vindo da Marinha Grande
1º Treino Cobro e Paragem
em 18/04/2016
2º Treino dia 26 Abril 2016
1ª Codorniz em 12/05/2016
LASCAR com quase 5 meses
LASCAR 8 meses - Treino após 2 horas a caminhar na serra com 30º, dia 17 de Setembro 2016
EMILY de Cuevalosa
A segunda aquisição é uma "Espanhola" chama-se EMILY e tem o afixo de Cuevalosa, vinda de Espanha mais propriamente de Ciudad Real em 14/09/2016.
Também de excelentes linhas (Tomecon; Sol e Luna; Bois de Vouchelles; Saint Lubin e Source aus Perdrix) da parte da mãe e do pai: Califa de los Manchones, campeão de monografia espanhol e francês linhas de Saint Lubin; La Font Del Llop.
3 MESES
Primeiros treinos: Paragem e cobro
![]() |
Com muito estilo |
Época de caça 2016/2017
A época de caça 2016/2017 terminou e superou as espectativas! Boas jornadas de caça com a companhia do meu amigo e "incansável" Daniel, sempre a subir e descer as encostas da nossa serra, bem como no concelho de Boticas, onde a densidade de perdizes é uma miragem de outros tempos, soltam-se uma perdizes de cativeiro para os primeiros dias e assim se vai "enganando" quem quer... mas tudo bem.
A Pointer "Preta" surpreendeu-me pela grande atitude no cobro, que era uma deficiência que lhe tinha ficado da época passada e que este ano foi exemplar.
O meu Epanhol Breton "Lascar" foi uma grande revelação, muito caracter, muita energia e bom comportamento. Valeu a pena ver a grande busca e a "eletrizante" paragem que fez num dia de inverno, em Viveiros (Boticas), com 10 meses, uma manhosa perdiz que na tentativa de escapar, se esconde numa borda de um riacho e surpreendendo-me com uma paragem louca, é isto que faz valer a pena e me enche de prazer.
Para finalizar a época, a Associação de Caça e Pesca da Serra do Gerês realizou uma pequena largada de perdizes que apenas serviu para apurar o instinto de cobro da Preta, que continuou a ser perfeita.
O Lascar e Emily, esses ficaram à espera que a confusão terminasse e depois no final foram ao seu pequeno treino.
Época de caça 2017/2018
A época 2017/2018 foi uma época onde os números ficaram aquém das espectativas, alguns bons lances com os cães Preta e Lascar a continuar a dar cartas. A Emily ficou parte da época a tratar da prol mas ainda foi a tempo de fazer das suas. Época marcada pela procura de umas bravias perdizes pelas encostas de Viveiros- Boticas onde na companhia do meu companheiro Daniel, muito suamos mais uma vez... mas valia a pena, quando o seu voo se fazia ouvir encostas a baixo, como que a dizer - Já fomos! Essas mesmas perdizes que permitiram ao Lascar, por 2 vezes, excelentes sinalizações e paragens (uma delas a mais de 70 metros) e que num desses fantásticos trabalhos do Lascar e da Preta, aqui "o martelo" teve um daqueles erros imperdoáveis... descarreguei a arma numa perdiz larga e depois fui brindado por um voo sobre a minha cabeça como que a chamar-me "maçarico". Mas são lances deste que ficam na memoria, que nos fazem sorrir e que nos dão a motivação para próximas jornadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário